Imprensa

15-Abr-2019 09:56
Homenagem

Vereador França promove sessão solene alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Câncer

Na solenidade, foram homenageados voluntários e empresas que atuam no apoio a pacientes de câncer e seus familiares.

O Dia Mundial de Combate ao Câncer, criado pela Organização Mundial de Saúde com o objetivo de apoiar os pacientes de câncer e seus familiares, bem como conscientizar a população sobre formas de prevenção da doença, foi celebrado em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba na noite de segunda-feira, 8 de abril, por iniciativa do vereador Francisco França (PT).

sessão solene, Câmara Municipal de Sorocaba
Sessão Solene Dia Mundial e Combate ao Câncer: apresentação do CoralCâmara Municipal de Sorocaba

O evento é realizado todos os anos pelo parlamentar, em parceria com a Asipeca (Associação de Socorro Imediato às Pessoas com Câncer), com o objetivo de homenagear pessoas, instituições e empresas que se dedicam voluntariamente à causa da prevenção e combate ao câncer. Nilton Antunes Fogaça, um dos fundadores da Asipeca, que faleceu em 26 de setembro de 2018, foi especialmente homenageado pelo vereador Francisco França, que ressaltou seu trabalho de acolhimento e motivação das pessoas com câncer. Também foi exibido um vídeo mostrando a história do homenageado.

Além do vereador, que presidiu o evento, a mesa de honra da sessão solene contou com as seguintes autoridades: vereadora Iara Bernardi (PT); vereador Renan Santos (PCdoB); presidente da Asipeca, José Carlos Castanho; responsável técnica de saúde da Asipeca, Ana Cecília Fogaça; e o terapeuta holístico Prem Vardhan, que proferiu palestra durante a audiência pública. O terapeuta enfatizou que uma mente sobrecarregada e negativa também sobrecarrega o corpo e diminui as defesas orgânicas e imunológicas do indivíduo.

sessão solene, Câmara Municipal de Sorocaba
Público e homenageados da Sessão SoleneCâmara Municipal de Sorocaba

Apoio humanitário – O vereador Francisco França, após citar estatísticas relativas à incidência de câncer no Brasil, com cerca de 600 mil novos casos anuais, especialmente cânceres de próstata (68 mil) e de mama (59 mil), enfatizou: “Nenhuma doença, muito menos o câncer, pode se resumir à simples estatística. Por trás desses números, existem pessoas, nas quais pulsa um coração, com sonhos, esperança e uma história de vida”. E ressaltou a importância do amparo humanitário que as pessoas e empresas homenageadas prestam a esses pacientes.

A vereadora Iara Bernardi enfatizou a necessidade de políticas públicas de prevenção e combate ao câncer, inclusive na área de pesquisas científicas. Também defendeu a criação de um hospital de tratamento do câncer em Sorocaba e parabenizou todos os voluntários que atuam na causa. O vereador Renan Santos (PCdoB) ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Asipeca e ressaltou que ação de entidades do gênero supre uma lacuna deixada pelo poder público.

O evento contou com apresentações do Coral dos Traqueostomizados de Sorocaba, sob a regência da médica Cira Alves, cirurgiã de cabeça e pescoço. Segundo a médica, o objetivo do coral é mostrar que os pacientes, mesmo sem a laringe, extraída devido ao câncer, podem voltar a falar e cantar. Entre outras canções, o coral apresentou a música Canção da América, de Milton Nascimento e Fernando Brandt.

Confira a Galeria de Fotos desta sessão solene aqui.

Confira, em vídeo, a íntegra desta sessão solene.

Imprensa Câmara Municiopal de Sorocaba
Deixe seu Recado