13-Mai-2020 12:33 - Atualizado em 13/05/2020 12:57
Transporte

Taxistas no período de pandemia: como o setor está atravessando este momento?

O vereador França conversa com representantes dos taxistas de Sorocaba para saber como eles estão atravessando este período de isolamento social e redução de passageiros.

Os taxistas de Sorocaba também vivem um período complicado com esta pandemia. Eles tiveram uma queda drástica no número de passageiros, cerca de 90%. Hoje, as corridas estão escassas e os trabalhadores deste setor convivem com inúmeras incertezas de trabalho. É uma categoria que está praticamente paralisada neste momento.

Nesta semana, o vereador Francisco França recebeu os representantes dos taxistas da cidade: o presidente do Sindicato dos Taxistas de Sorocaba, Antonio Rodrigues da Silva (que representa 333 trabalhadores), e Silvio Benedito de Sousa, presidente da Sorotaxi (cooperativa que representa 77 trabalhadores).

Durante a conversa, os representantes relataram algumas dificuldades que o setor vem atravessando com o isolamento social, por conta do novo coronavírus, como a falta de incentivos do poder público e a concorrência com o transporte por aplicativos. "O que nós queremos é trabalhar. Mas trabalhar com equilíbrio e concorrência justa", afirmou Silvio de Sousa, da Sorotaxi.

Para o presidente do sindicato, Antonio Silva, um retorno à normalização do setor antes do final do mês de julho é muito difícil. "Não vejo como poderemos voltar à normalização do nosso trabalho, de uma forma mais programada e organizada, antes do final do mês de julho. Estamos olhando algo lá para agosto, se assim for possível", revela.

França se colocou à disposição dos taxistas para contribuir com qualquer intermediação junto ao poder público de Sorocaba para auxiliar os trabalhadores desta categoria. Dessa forma, agendou uma reunião com o secretário de Governo da Prefeitura de Sorocaba, José Marcos Gomes Júnior, para o dia seguinte.

Na reunião com o poder público, os representantes dos taxistas, então, tiveram a oportunidade de apresentar as dificuldades que o setor vem atravessando e discutir propostas para tentar amenizar a situação.

O vereador França segue acompanhando as conversas e as negociações dos taxistas com o poder público de Sorocaba.

Andrea Quevedo - Assessoria de Imprensa Vereador Francisco França