Imprensa

18-Nov-2020 14:11
Transporte

Projeto de lei de França prevê a permissão de trânsito de táxis, com passageiro, nos corredores do BRT

Proposta do parlamentar é para agilizar e melhorar o fluxo de veículos nas principais vias de ligações da cidade, principalmente, nos horários de pico.

Está tramitando na Câmara Municipal de Sorocaba o Projeto de Lei nº 169/2020, de autoria do vereador Francisco França (PT), que prevê a permissão do trânsito de táxis, com passageiro, nos corredores exclusivos do Transporte Rápido por Ônibus (BRT) em Sorocaba.

A iniciativa partiu de um pedido feito ao parlamentar pelos próprios taxistas, que argumentam uma certa ociosidade desses corredores. "Segundo os motoristas de táxi, essa permissão ajudará a agilizar e a melhorar o fluxo dos veículos nas principais vias de ligações da cidade, principalmente, nos horários de pico", explica França.

De acordo com o texto do projeto, a circulação fica restrita ao tráfego do transporte individual de passageiros (táxi), nas faixas exclusivas do BRT, quando estes estiverem com passageiros e com o relógio taxímetro ligado, sendo proibida a parada para embarque e desembarque. O projeto ainda prevê penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro e nas regulamentações da Prefeitura Municipal de Sorocaba.

Segundo França, esta permissão já existe na cidade do Rio de Janeiro, por meio de lei. "Lá, por meio de lei municipal, os táxis com passageiros e com o taxímetro ligado já circulam nos corredores do BRT e da Transcarioca, melhorando a fluidez do trânsito e dando maior mobilidade aos passageiros deste tipo de modal", comenta França.

O projeto já passou  pelas Comissões Parlamentares e aguarda a inclusão na pauta para discussão entre os vereadores.

 

 

 

Andrea Quevedo - Assessoria do Vereador Francisco França
Deixe seu Recado