27-Jul-2020 14:11 - Atualizado em 27/07/2020 14:35
Habitação

Programa Nossa Casa

Estado de São Paulo já recebe inscrições para moradias populares destinadas a famílias com renda até três salários mínimos. Em Sorocaba, serão 248 casas.

A Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo já está recebendo as inscrições para o Programa Nossa Casa, na modalidade Preço Social. Serão 16 empreendimentos, em 14 cidades paulistas, totalizando 5 mil moradias populares. Em Sorocaba, pelo convênio, serão 248 moradias populares.

O Programa, que articula municípios e a iniciativa privada, tem o objetivo de construir moradias populares a preços abaixo do valor de mercado para atender famílias, com renda de até três salários mínimos (R$ 3.135), que moram ou trabalham na cidade em que se localiza o empreendimento, com cotas específicas para residentes em áreas de risco e famílias que recebam auxilio aluguel municipal.

As prefeituras fazem a oferta dos terrenos e, por meio de licitação pública, será definida a empresa privada responsável por desenvolver o empreendimento.

As vencedoras da disputa construirão as unidades habitacionais e destinarão parte delas a preço social, ou seja, com valor bem reduzido em relação ao preço normal. O restante das moradias será comercializado pela empresa a preço de mercado.

Para financiar os imóveis junto à Caixa Econômica Federal, as famílias beneficiadas receberão subsídios de até R$ 40 mil da Agência Casa Paulista, braço operacional da Secretaria de Estado da Habitação. Será possível ainda utilizar o FGTS e contar com subsídios federais, uma vez que o Programa NOSSA CASA trabalha de forma articulada com o Programa Minha Casa Minha Vida.  Assim, o valor das prestações ficará compatível com a capacidade de pagamento das famílias.

Os interessados já podem fazer o registro de interesse para participar do programa, clicando aqui

Sempre que o número de candidatos for superior às unidades sociais disponíveis, a seleção será realizada por meio de sorteios públicos.

De acordo com estimativas do setor imobiliário, estes 16 empreendimentos do Programa NOSSA CASA, modalidade Preço Social, vão gerar 16.500 empregos diretos, indiretos e induzidos (setores como moveleiro, tecelagem e decoração), alavancando investimentos da ordem de R$ 550 milhões e gerando R$ 185 milhões em impostos nas esferas municipal, estadual e federal.

LISTA DAS CIDADES

Veja os 14 municípios participantes do programa que já indicaram terrenos públicos bem como a previsão de construção total de moradias nos 16 empreendimentos previstos:

Adamantina (369 unidades habitacionais); Águas de Lindoia (360), Araçatuba (500), Bauru (500), Caieiras (376 ), Carapicuíba (220), Garça (80), Itupeva (370), Jaguariúna (312), Pereira Barreto (187), Ribeiro Preto ( 1351 unidades em três empreendimentos), Sorocaba (248), Taubaté (266) e Vargem Grande do Sul (76)

PREÇOS SOCIAIS

As empresas privadas que ganharem a licitação terão a obrigação de comercializar  unidades habitacionais a preço social unitário fixado conforme a divisão demográfica abaixo:

Cidade de São Paulo: R$ 130 mil

Cidades das regiões metropolitanas: R$ 120 mil

Cidades acima de 250 mil habitantes: R$ 110 mil

Cidades abaixo de 250 mil habitantes: R$ 100 mil.

Veja mais informações sobre o Programa Nossa Casa: www.nossacasa.sp.gov.br

Programa Nossa Casa