Imprensa

05-Dez-2017 15:47
Homenagem

Professora recebe Título de Cidadã Sorocabana nesta quarta (06)

Professora de História da rede pública estadual, Cecília Migliari, é homenageada na Câmara Municipal por sua contribuição ao magistério sorocabano.

A professora de História e bacharel em Ciências Contábeis, Cecília Helena Migliari Augusto, receberá no próximo dia 06 de dezembro o Título de Cidadã Sorocabana, em solenidade na Câmara Municipal de Sorocaba, a  partir das 19h30. A iniciativa da homenagem é do vereador Francisco França (PT), que destaca a importância do trabalho da homenageada "como uma incansável engrenagem para a formação de cidadãos sorocabanos e que muito contribuiu para formar gerações em nossa cidade".  

Segundo o vereador, a professora Ciça, como é carinhosamente chamada e conhecida, há mais de três décadas vem se dedicando para a educação de jovens e auxiliando na construção de um futuro com mais conhecimentos e habilidades.  "A trajetória da professora Ciça no magistério sorocabano é motivo de orgulho para seus familiares, alunos e colegas", avalia.

Ciça,
Ciça

Professora Ciça

Cecília Helena Migliari Augusto, nasceu na cidade de São Paulo no dia 14 de agosto de 1956. É filha da professora e contabilista Therezinha Ignez Migliari e do também professor e contabilista Arthur Migliari, já falecido. Viúva do professor Valdemir Augusto tem três irmãos: a funcionária pública aposentada Vera Helena Migliari Moraes, a promotora de Vendas Marisa Helena Migliari e o promotor de Justiça aposentado Arthur Migliari Junior.

Chegou em Sorocaba no final da década de 1960 e concluiu o ginásio no Colégio Estadual Dr. Arthur Cyrillo Freire, em 1971, ingressando, em seguida, na Escola Estadual Dr. Júlio Prestes Albuquerque, o “Estadão”, onde concluiu o colegial em 1974.

Formou-se bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Con­tábeis e Administrativas de Sorocaba, na primeira turma, em 1979. Também graduou-se em História, em 1983, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Soro­caba. Naquele mesmo ano, iniciou sua carreira no magistério, lecionando na Escola Es­tadual Prof. Humberto Victorazzo, em Araçariguama, e na Escola Estadual Prof. Fran­cisco Coccaro, em Sorocaba. Em 1986, foi aprovada em concurso público para o cargo de professora de História da rede estadual de ensino.

Sempre preocupada com sua qualificação profissional e buscando aprofundar seus conhecimentos, concluiu, em 1993, a licencia­tura em Pedagogia e continuou atuante na rede de ensino da região. Nos anos seguintes, foi professora na Associação Cultural Renovação Tecnológica Sorocabana e nas Escolas Estaduais Comendador Pereira Inácio, em Votorantim, e Dr. Gualberto Moreira, em So­rocaba. Foi professora e vice-diretora substituta na Escola Estadual Prof. Aggêo Pereira do Amaral, em Sorocaba, e diretora da Escola Dona Catarina, em Mairinque, de 1995 a 1999.

Profissional atuante, participou de dezenas de eventos acadêmi­cos, não apenas em Sorocaba e São Paulo, mas em todo o Brasil, como os “Encontros Nacionais de Geógrafos”, as “Semanas Nacionais de História”, “Curso de Geopolítica”, cursos de extensão universitária e diversos cursos de atualização. Participou de congres­sos da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e de diversas Conferências Estaduais de Educação. Também realizou pesquisas histórico-arqueológicas nos sítios arqueológicos Afonso Sardinha e Senzala e na Fazenda Ipanema, por meio de um programa firmado entre o Museu Paulista da Uni­versidade de São Paulo (USP) e o Centro Nacional de Engenharia Agrícola.

SERVIÇO

Sessão Solene Título de Cidadã Sorocabana - Cecília Helena Migliari Augusto (Professora Ciça)

Data: 06 de dezembro (quarta-feira)

Horário: 19h30

Local: Plenário da Câmara Municipal de Sorocaba

Iniciativa: Vereador Francisco França (PT)

Andrea Quevedo - Assessoria de Imprensa Vereador Francisco França
Deixe seu Recado