12-Ago-2009 16:10

Lideranças destacam o papel da base partidária na construção do PT

O Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores, Deputado Federal Ricardo Berzoini, esteve presente, no último sábado (08/08) ao I Encontro dos Núcleos do PT de Sorocaba, realizado num salão na Vila Hortência. Além dele, compareceram também o Deputado Federal José Genoíno, o Deputado Estadual Hamilton Pereira, os vereadores Izídio de Brito Correia e Francisco França, a representante do MEC no estado de São Paulo, Iara Bernardi, e o Presidente do Diretório Municipal, Paulo Henrique Soranz.

Os coordenadores de todos os núcleos do partido em atividade estavam presentes: Carlos Leite, do Núcleo Além Ponte; Ilton Mendonça, do Núcleo Aparecidinha; Moacir Rinaldo, do Núcleo Parada do Alto; Delso José da Costa, Núcleo Júlio de Mesquita Filho; Tiago Almeida do Nascimento, Núcleo Vitória Régia; e Anderson Pereira, Núcleo Laranjeiras.

Mais de 100 pessoas participaram da atividade. Berzoini destacou a importância dos núcleos para a organização do PT. "Nosso partido precisa ter cuidado para não virar um partido tradicional, de caciques. São os núcleos, ligados à base partidária, que garantem a vitalidade democrática do PT", disse o Presidente. Para Genoíno, são os núcleos que garantem a "relação orgânica do partido com a comunidade, com o povo". Hamilton Pereira afirmou que "eles veem os problemas dos bairros e estabelecem a relação entre as questões locais e a política geral, do País. Por isso, são importantes". Iara resgatou a história do PT de Sorocaba e a importância dos núcleos no nascimento do partido. "Emociona esta retomada da política de nucleação", disse a representante do MEC.

Mudando a História

"Nossa história é vitoriosa; estamos mudando este país. Mudando do ponto de vista da soberania nacional e da solidariedade social, com o governo Lula. Os acertos fizeram com que fôssemos o último país a entrar na crise e o primeiro a sair dela", afirmou José Genoíno.

Ele lembrou que a criação do PT, no início dos anos 80, quebrou um tabu. "Havia dúvidas à esquerda e à direita sobre a possibilidade e viabilidade de um partido dos trabalhadores, que agregasse os militantes sindicais, dos movimentos populares e sociais, intelectuais críticos e membros da resistência à ditadura. E nós nos organizamos", recordou.

Genoíno lembrou da campanha de 89, que colocou Lula no segundo turno, como um dos grandes marcos da vida do PT. "E vamos lembrar que em 89 o Muro de Berlim caiu na cabeça de toda a esquerda mundial, fosse ou não herdeira direta daquela experiência. Mas agora, em 2009, o muro de Wall Street caiu na cabeça da direita neoliberal", comparou. Por isso, disse, "nosso objetivo central deve ser continuar à frente do governo do Brasil".

Ainda falando da crise, Ricardo Berzoini traçou outra comparação. "Se tivesse continuado na política anterior [do governo FHC], o Brasil estaria de joelhos.

Certamente o pré-sal estaria a venda na bacia das almas. Nosso governo mudou a posição do país no mundo, garantindo crescimento com distribuição de renda, eliminando a dívida externa e reduzindo a miséria e a pobreza interna. Por isso, a oposição de direita está sem discurso e tenta produzir uma agenda negativa, para ver se respinga no governo", completou.

França destacou a importância dos Núcleos

Na sua participação no I Encontro de Núcleos de Sorocaba realizado no Além Ponte, o vereador Francisco França (líder do PT) na Câmara Muncipal de Sorocaba, além de cumprimentar os deputados Ricardo Berzoini e também José Genuíno, destacou a importância dos Núcleos na cidade e a intenção do partido de atingir 25 unidades até as eleições de 2010. Segundo ele, os Núcleos darão um salto para o crescimento da cidade, já que o PT pretende governar o município em 2012.

Após o encerramento do encontro em Sorocaba, o vereador Francisco França, assim como dezenas de outros militantes do partido seguiram para São Paulo, onde aconteceu o encerramento da Caravana do Partido em todo Estado de São Paulo, com a presença da Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Aproximadamente 30 mil militantes marcaram presença no evento com foco principal em debater as conjunturas nacional, estadual e regional e as perspectivas do PT para as eleições de 2010.

Assessoria Imprensa/PT Sorocaba