Imprensa

14-Jan-2020 09:51
Oscar

Indicado ao Oscar: O filme brasileiro "Democracia em Vertigem" foi indicado na categoria Melhor Documentário

"Democracia em Vertigem" expõe golpe contra Dilma ao mundo. 

O filme brasileiro “ Democracia em Vertigem” foi indicado ao Oscar 2020 na categoria Melhor Documentário. A lista completa das indicações foi divulgada nesta segunda-feira (13) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O filme dirigido por Petra Costa mostra os meandros do golpe de 2016 que culminou com o impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT).

A obra, que também é narrada pela diretora, concorre com mais quatro indicados: “American factory”,”The cave”, “For Sama” e “Honeyland”. A entrega da estatueta ocorrerá no dia 9 de fevereiro.

Repercussão
Parlamentares do Partido dos Trabalhadores na Câmara receberam a notícia com euforia. O líder da Bancada do PT, deputado Paulo Pimenta (PT-RS) parabenizou a cineasta e toda sua equipe pela indicação ao Oscar na categoria de melhor documentário, e ironizou: “vai ser curioso ver a mídia brasileira tratar disso”, disse Pimenta pelo Twitter.

"Democracia em Vertigem” na avaliação do líder petista “mostra o contexto que permitiu a vitória de Bolsonaro em 2018, a ascensão à presidência de um chefe de milícia associado a um juiz corrupto e a procuradores capazes de tudo por fama, dinheiro e poder”. Para ele, a indicação “desse filme ao Oscar leva isso ao mundo”.

A presidenta Nacional do PT, deputada  Gleisi Hoffmann (PT-PR) e a maioria dos parlamentares que se pronunciaram em suas contas no Twitter, à época, viveram e atuaram no Congresso Nacional contra o golpe parlamentar que maculou a democracia brasileira. Para a deputada, com o documentário, o mundo vai conhecer a partir da narrativa de Petra Costa, a página infeliz da história recente do Brasil.

"Recebemos com alegria a notícia de que Democracia em Vertigem está entre os filmes indicados ao Oscar. O golpe contra Dilma e a democracia no Brasil vem sendo denunciado ao mundo e agora amplia horizontes. Parabéns”, celebrou Gleisi.

 

 

Agência PT de Notícias
Deixe seu Recado