Imprensa

17-Jul-2009 16:36
Notícia

França visita Associação de Socorro Imediato às Pessoas com Câncer no Parque Laranjeiras

,
O vereador Francisco França visitou a sede da Associação de Socorro Imediato às Pessoas com Câncer - Asipeca, no Parque Laranjeiras, no dia 1 de julho, onde foi recebido pelos fundadores da entidade, Nilton Antunes Fogaça e sua esposa, Célia Maria Alencar Fogaça.

A entidade que foi fundada em 5 de maio de 2007, e funciona na extensão da residência dos seus fundadores, atende hoje aproximadamente 30 pessoas, entre portadores de Câncer e seus familiares.

Na garagem da entidade, os assistidos dos bairros Laranjeiras, Éden, Jardim Paulistano, Vila Colorau entre outros, recebem aulas de tricô, crochê, confecção de bijuterias, pintura, tear, costura e biscuite, todas ministradas por professoras voluntárias. "Os artesanatos são vendidos e assim estamos conseguindo manter a associação funcionando", disse Célia.

Os produtos recebidos pelos alunos durante as aulas são todos comprados com recursos do próprio artesanato confeccionado dentro da associação e comercializado. "Para o aluno é tudo grátis".

Segundo Fogaça, a associação não recebe ajuda do poder público municipal, apesar de ter procurado a prefeitura várias vezes para pedir apoio. Tanto ele como Célia reclamam que apenas entidades e associações famosas são privilegiadas com recurso do município.

A Asipeca recebe diariamente inúmeros pedidos de fralda geriátrica e remédio para os doentes, porém, a associação depende de doações para atender a demanda, e nem sempre consegue. No entanto, mantém parceria com a farmácia popular da Dona Ondina, e quando consegue os medicamentos encaminham às pessoas que os solicitam.

A associação aceita doação de roupas, remédios, calçados, fraldas geriátricas e outros produtos. Mas, Célia destacou que no momento precisa também de um profissional psicólogo voluntário para atender as pessoas assistidas pelo menos duas vezes por mês na sede da Asipeca. "É muito importante elas terem acompanhamento psicológico durante o tratamento".

Célia disse ainda, que muitas pessoas freqüentam a associação para distrair-se com uma atividade, entretanto, buscam também a alimentação fornecida lá diariamente, pois não têm recursos para isso em casa.

As pessoas interessadas em contribuir com a Asipeca podem dirigir-se à sede da Associação, localizada na Rua Bernardino Albieiro, 375 - Parque Laranjeiras ou ligar no (15) 3226-5760 e falar com a Célia ou Milton Fogaça.

Deixe seu Recado