Imprensa

05-Out-2009 16:50
Notícia

França critica a escandalosa administração Vitor Lippi e anuncia pedido de criação da CPI da Corrupção

Nesta quinta-feira (29/9), o vereador Francisco França (PT) ocupou a tribuna na Câmara Municipal de Sorocaba para falar sobre o vergonhoso governo Vitor Lippi, que em poucos meses de administração se vê envolvido em escândalos noticiados nos principais jornais locais e nacionais, com secretário preso em flagrante envolvido em crime de pedofilia e outro citado em denúncias de corrupção.

Durante sua manifestação, o líder da bancada petista afirmou que não estava na tribuna para atirar pedras, muito menos para torcer pelo pior, mas para chamar a atenção da população à lamentável situação encontrada no atual governo municipal.

França relembrou o fato da instalação ilegal de um escritório municipal na China; a isenção de impostos concedida por um secretário à empresa de seu pai, assinada por ele mesmo; a corrupção no setor de fiscalização da Prefeitura Municipal de Sorocaba; as suspeitas de benefícios para secretários municipais na compra de veículos Corolla da montadora que estava instalando-se em Sorocaba; a prisão do secretário envolvido com pedofilia e, agora, após a prisão de uma empresária do setor de postos de combustíveis da cidade, o possível envolvimento do braço direito do prefeito, o secretário de Governo e Planejamento, em esquema de corrupção, com facilitação de alvarás para abertura de hipermercados e postos de combustíveis.

No seu pronunciamento, acompanhado atentamente pelos demais vereadores da Casa e jornalistas dos principais veículos de comunicação sorocabanos, França disse que o Prefeito Vitor Lippi parece não saber conduzir seus secretários, dando a impressão que quem manda na Prefeitura é o todo poderoso, Maurício Biazotto, secretário de Governo e Planejamento, o mesmo citado na Operação Pandora, realizada pela Polícia Civil, que investiga esquema de lavagem de dinheiro relativo aos Postos de Combustíveis.

Inconformado com a enxurrada de escândalos, França anunciou que a bancada petista, composta também pelo vereador Izidio de Britto Correia vai apresentar um requerimento ao legislativo sorocabano para criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com os objetivos de apurar indícios de corrupção no Paço Municipal e, assim dar uma resposta à população.

No final da sessão ordinária, após sua explanação, o vereador Francisco França acompanhado do colega Izidio de Britto já buscavam coletar junto aos demais vereadores da Casa, assinaturas no documento para instauração da CPI.

Pedido de CPI

No requerimento elaborado pela bancada petista composta pelos vereadores Francisco França e Izidio de Britto Correia, foi argumentado que em virtude dos inúmeros problemas envolvendo a administração municipal, principalmente agora com o possível envolvimento do secretário de Governo e Planejamento, Maurício Biazotto nas denúncias de corrupção relativos aos postos de combustíveis, tornou-se indispensável a criação de uma CPI da Corrupção, para apurar com isenção todos os fatos.

Segundo França, para instaurar a CPI, é necessário colher a assinatura de sete vereadores.

"Duas estão asseguradas com a bancada petista, agora temos que conversar com os demais vereadores, principalmente aqueles se manifestaram positivamente à proposta da CPI. Vamos aguardar".

Assessoria de Imprensa
Deixe seu Recado