28-Jun-2018 09:42
Homenagem

Diretoria do Sindicato dos Rodoviários é homenageada na Câmara de Votorantim

Os votos de congratulações à nova diretoria do Sindicato foi uma iniciativa do vereador Zelão (PT).

A diretoria do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, que tomou posse no último dia 6 de junho, foi homenageada na Câmara de Vereadores de Votorantim na manhã desta terça-feira, 26, com Votos de Congratulações concedidos por iniciativa do vereador José Claudio Pereira, Zelão (PT).

O vice-presidente do Sindicato e vereador no município de Sorocaba, Francisco França, subiu à tribuna para agradecer a homenagem e ressaltou que existem problemas no movimento sindical e que é importante para a sociedade ter sindicatos sérios e comprometidos com o bem comum.

“Agradecemos a homenagem dos nobres vereadores. A luta sindical é sempre complexa, como bem ressaltou o companheiro Zelão. É verdade que muitas vezes somos bastante discriminados por parte da sociedade em determinados momentos. Isso acontece até por conta de, não podemos esconder, existência de sindicatos que não respeitam suas categorias, sindicato pelegos. Nós temos a felicidade de pertencer a um sindicato sério, que representa de fato os interesses da categoria. Não é à toa que representamos 42 municípios, de Araçariguama, São Roque até Itapeva, Itararé. Somos um dos ou o melhor sindicato do transporte no país, tenha visto as condições de trabalho dos nossos representados”, afirmou França.

,
Homenagem Diretoria Sindicato

O vice-presidente também desmistificou a afirmação constante de que motorista ganha muito. “Todo mundo fala que motoristas de Sorocaba, Votorantim e da região ganham bem. Não! As outras categorias que ganham muito pouco. O salário do motorista de hoje está na faixa do salário mínimo que o Dieese diz ser necessário para o trabalhador viver”, ressaltou França.

Em seu discurso, França ainda destacou as dificuldades enfrentadas no dia a dia pelo trabalhador em transporte. “Assim como os homens públicos que tratam diretamente com a sociedade, o motorista também enfrenta a dificuldade de conviver com todo tipo de pessoa. Antes de falar mal do motorista, a sociedade precisa ir ver que horas ele começou a trabalhar e que horas parou. Só isso já engrandece a nossa categoria.”

,
Homenagem Diretoria Sindicato 2

Francisco França afirmou a importância de a sociedade acompanhar de perto o trabalho e a luta do movimento sindical sério e informou que o Sindicato dos Rodoviários, em parceria com o Ministério Público do Trabalho e a Justiça do Trabalho, está formando 150 reeducandos no Espaço Cultural dos Rodoviários.

“Parece que o papel do sindicato é só defender a categoria, mas não é. O papel do sindicato é dar suporte à sociedade e nós procuramos fazer isso da melhor maneira possível”, esclareceu França.

Em Brasília

O presidente do Sindicato, Paulo João Estausia, não pode comparecer à Câmara de Vereadores de Votorantim porque estava em Brasília, participando de audiência com o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux sobre a implantação da tabela mínima de frete em todo o País.

Texto: Fabiana Caramez - Imprensa Sindicato dos Rodoviários