Imprensa

03-Jan-2022 10:32
Previdência

Aposentar-se está ficando mais difícil

Fique por dentro das novas regras para a aposentadoria que entraram em vigor neste 1º de janeiro de 2022.

A Reforma da Previdência (13 de novembro de 2019) alterou vários benefícios concedidos pelo INSS.  Depois das novas regras, a aposentadoria por tempo de contribuição foi extinta e no lugar entraram as regras de transição para os segurados que já estavam contribuindo com a previdência. Em 2022, novas regras da Reforma estão entrando em vigor.

Quais as novas regras da aposentadoria em 2022
Basicamente, duas regras passarão por alteração em seus moldes. Em resumo, a idade mínima exigida para mulher irá aumentar e a pontuação da regra por pontos também deverá ser maior. Entenda melhor cada uma delas a seguir: 

Regra por idade mínima 
Em relação à aposentadoria por idade, a regra antiga estabelecia idade mínima de 60 anos para mulheres e de 65 anos para homens. Hoje, a trabalhadora com 61 anos, por exemplo, já pode pedir o benefício ao INSS. A partir de janeiro de 2022, precisará ter 61 anos e seis meses, sendo que até 2023 encerra-se o regime de transição com o público feminino atingindo os 62 anos para se aposentar. No caso dos homens, a aposentadoria via INSS apenas por idade mínima não sofreu alterações. Ou seja, é necessário chegar aos 65 anos para obter a garantia.

No entanto, para seguradas que estavam relativamente próximas de se aposentar antes da reforma, é aplicada uma regra que acrescenta 6 meses na idade, a cada ano progressivamente, isto a contar de 2020. Confira a tabela, entenda melhor: 

Ano            Idade mínima necessária para se aposentar
2020           60 anos + 6 meses
2021           61 anos 
2022           61 anos + 6 meses
2023           62 anos estabelecidos pela Reforma 

Assim sendo, em 2022, a mulher precisa possuir uma idade igual a 61 anos mais 6 meses, além dos 15 anos de contribuição para se aposentar conforme a regra em questão. 

Regra por pontos
Nesta regra, basicamente, o segurado precisa atingir o número de pontos necessários para se aposentar. Para ficar claro, essa pontuação é referente a soma da idade do segurado com o tempo de junto à Previdência Social. 

Em 2021, é preciso acumular 88 pontos (se mulher) e 98 pontos (se homem), além do tempo de contribuição exigido para cada sexo. Sobre este segundo ponto, mulheres devem possuir, ao menos, 30 anos de contribuição e homens, no mínimo, 35 anos. Já em 2022, será necessário atender aos seguintes requisitos: 

Homens: possuir 99 pontos + 35 anos de contribuição; 
Mulheres: possuir 89 pontos + 30 anos de contribuição.
 

*Clicando no link abaixo você consegue acessar a calculadora. No entanto, é preciso logar no sistema do Meu INSS para realizar o cálculo.

https://www.gov.br/pt-br/servicos/calcular-a-aposentadoria-por-tempo-de-contribuicao

 

 

 

 

 

Jornal Contábil
Deixe seu Recado